sexta-feira, 8 de maio de 2009

* FEVEREIRO DE 2008

Chás Seg, 11 de Fev

de camomila
de cidreira
de laranjeira
de cadeira
de sumiço
de lareira
eu quero chá

chá com bolinhos de chuva
chuva para molhar a alma
alma para ser do corpo a luva
luva para aquecer a calma

Águas Ter, 12 de Fev

o céu prepara a lágrima
um guarda-chuva protege a alma
línguas atropelam a fala
águas rompem calmarias, marias e broas
água na boca de um céu da boca
numa taça de um vinho um mundo todo
encharcar é o prazer da lágrima
que namora um lenço


Confusão Ter, 12 de Fev

todo o amor inteiro tem um que de partir
partir é uma forma exata de não perder
ninguém pode perder o que nunca teve
e ter é uma forma de destruir o amor inteiro


Três frases e todas as fases da lua Ter, 12 de Fev

dois goles num copo sem gelo
um gelo no olhar da menina
para ter amor é preciso sê-lo

As meninas (Papéis trocados) Ter, 12 de Fev

Quirina não apareceu no carnaval
foi para outras bandas, outras praias
não rasgou elogios nem saias
passou quieta, beata, tão certa

Dolores saiu de Colombina
tomou engov, tomou chuva, tomou corridão
beijou até quarta-feira sem parar
cinzas do dia, no cinzeiro, no jantar

Encontraram-se na quinta
Quirina tão freira
Dolores tão esquisita

e o ano mal começou...

O acaso dormiu Ter, 12 de Fev

todo o engano que houve foi por um motivo conhecido
pediram para ler apenas uma página
e eu acabei lendo todo o livro
descobri todas as tramas, todos os finais
quem ficou com quem e quem não veio
e assim os amantes que gostam de acasos não verão o filme

(ah... o filme nunca é melhor do que o livro)


Declaração de amor Ter, 12 de Fev

beijei a sua face
como quem beijava a imensidão
era a felicidade descrita num rosto
sua face era um sol ardente
que aquecia sem medo u'a manhã de agosto

Falta Qua, 13 de Fev

o entardecer é tanto
mistura afã com fantasia
mas um que de espaço se faz
emoções em degrade
"quase" um paraíso

Linhas Qua, 13 de Fev

teu pensar eu não tive
quando julgaram à revelia minha falta
a luz é alta e o luar desatina
"quem me levará" não será o que vejo e
sim o que eu não vejo

beijo, muitas vezes, é uma forma de tatuar


Palavras Qua, 13 de Fev

disse-me: esquece-me
respondi: porque a pressa
a tréplica: não há espaço
o término: o encaixe
a volta num beijo
dois pontos de vista sem prazo
e um liquidificador que brinca de destino

A catarse Qua, 13 de Fev

um disfarce
para determinar a rima
a menina com decote
para incendiar o limite
a resposta
para incriminar a pergunta
a precisão
para premeditar o acaso


Provocação Qua, 13 de Fev

eu diria intensa
ela me diria trêmula
eu faria imensa
toda a sua intenção

se houvesse tanta coragem eu não faria tanto
o medo, muitas vezes, provoca a ação

Invasões Qua, 13 de Fev

nada mais me invade
nem a mulher derradeira nem a cidade nem a felicidade me invade
nem tristeza nem validade
as invasões implodem a vida

Escritos Qua, 13 de Fev

pouco escrevo poesias enormes
sangro quando escrevo versos curtos
e versos curtos, mesmo assim, significa agora preservação

Questões Qua, 13 de Fev

sê agora o silêncio
num viajar sem vento na imensidão
quando se entende o vazio
preencher é uma questão de tempo

És meu sol Qua, 13 de Fev

o teu olhar me queima de longe
o teu olhar, mesmo num aceno, teima
quando vem o pensamento branco
me fazes moreno num instante

Quem era? Qua, 13 de Fev

usava harpa e tinhas asas
encantava a rua, encantava a casa
tinha um perfume que possuía
e um lume forte que incendiava

cantava canções e declamava
quintana, pessoa, cecília
tinha um beijo que tatuava
o meu rosto, minha alegria

era tão quente, era tão anjo
era inundação e calmaria
tinha um riso que transformava
minha tristeza e os meus dias

Flor de laranjeira Qua, 13 de Fev de 2008

A flor da laranjeira mora num porto distante
e a saudade gigante teima em não navegar...
nesse hiato que se forma
vem o mar é desatina
e a menina dos olhos
procura o menino destino
lágrimas que lavam almas
que dão vida aos jardins

e a flor da laranjeira
quiçá, dará frutos aqui

doce? antes da laranja,
é a tua presença

O tango Ter, 19 de Fev

um sonho
uma dança
um par
um tango que não cessava
dois corpos
e entre as notas uma frase
"nunca deixe de tentar"

um poema de Quintana
musicado por Piazzolla

e era teu perfume que me levava...

Faltas Ter, 19 de Fev de 2008

há muito que não falo com Quirina e há muito Dolores não me procura
a solidão a três beira a insônia
e o barulho do mar já não nos embala

nem um gole de tequila estimula Quirina
nem um verso de Quintana faz Dolores aparecer

os dias correm ligeiros feitos ratos de porão

em meio "a entregas rápidas"
sonho com um jantar a luz de velas

Abordagem Qua, 20 de Fev

Desdenha?
Quer comprar?
Não alugue

Não vende?
então, entenda
desenhe

não quer
mas falta ar

qual é o teu problema?

não provoque
nem crie asas
se não queres voar

Crônicas de um mundo bem contemporâneo 20 de Fev

ensaiou uma crônica
deixou um bilhete
pediu gim
implorou uma tônica

ensaiou a bula
escondeu a receita

Quirina é louca
mas aproveita

o sol, acorda
a lua, deita

a vida é simples
e se ajeita

Falo Qua, 20 de Fev

Minha linguagem implica em te beijar de língua e ter o suor como encaixe
diretamente falo claro que sim
e isso quando com cumplicidade,
excita eternamente

O tempo Qua, 20 de Fev

faz-se o tempo
bem cuidado
arquitetado
desenhado
e vem o vento acender

e o vento passa
e o tempo voa

encurralados

soltar a voz faz parte da arte
de soltar o vento enluarado

Linha Qua, 20 de Fev

desenho tuas linhas no pensamento

o ônibus corre e estou na minha linha

corre em minha frente também uma fantasia

e tuas linhas e tuas curvas correm e desenham o momento

qual teu destino, de quem será teu beijo?
que significa teu olhar perdido que salta a janela do ônibus?

deixo um recado subliminado em tuas linhas
e uso para escrevê-lo meu olhar

Lembranças Qua, 20 de Fev de 2008

tinha um recado na mesa
que não ousei ler
até hoje não sei
se dizia fica ou vai
guardo essa dúvida num baú velho
onde guardo dúvidas demais

às vezes isso me agrada por me fazer viajar
às vezes isso me conforta por não saber nada
às vezes isso me faz chorar por não saber a verdade
às vezes isso me faz rir muito por eu reescrever tudo

O vestido de Quirina (coisas corriqueiras) 20 de Fev

Quirina comprou vestido novo, vermelho, bem curto, rendado, de alças, rodado

Quirina foi à padaria e Dolores não a reconheceu

Dias depois Quirina contou do fato

e Dolores respondeu: "Pensei que "fosse" um bolo"

Quirina arremessou um vaso de flores em Dolores

Hoje já fizeram as pazes

E o vestido em questão virou um porta gás
- comenta Dolores, com um riso maroto

Um sonho Sex, 22 de Fev

o pernoitar da minha manhã mais rara
foi coberto de luar
tinha ruas coloridas,
músicas que não "se" esquece,
e que saúdam sempre a vida,
e numa cadeira de sisau
um homem de luares e cabelos brancos
contava histórias... de fadas e de bares...

e nos "pensares" de nós todos
cantávamos as mesmas canções

era um sono bom, era um pernoite no céu,
cobertos de recordações

Caminho Sex, 22 de Fev

sei que a lua que quero
sei do luar
pois já o vivi
sei do livro
pois já o li
quero a varanda
que eu sonho há tanto
e tudo nela me leva a ti

Querer Sex, 22 de Fev

tanto tempo me valia
lindas lembranças de mar
e meu coração à revelia queria
mas não sabia "se" encontrar

minh'alma era um barco
o meu porto u'a manhã
eu era o pensar pecado
e tu eras maçã...

Mundos Sex, 22 de Fev

Sinto que estou a partir ao ler "Tabacaria" de Pessoa
e me perco no "mapa" de Quintana,
entre Campeche, Porto Alegre e Lisboa,
se eu fosse agora viajaria mais,
entre pierrôs, colombinas, arlequins.

E um trem lotado de lembranças partiria mais feliz.

Guardar Qua, 27 de Fev

guardar é um verbo de folhas amareladas
e entre elas flores de boas lembranças
mas o tempo rompe a história
e num novo folhear nascem flores secas

Tanto Qui, 28 de Fev

por ser demais, explode
se fosse pouco não haveria a voz
o tempo nesse caso não é cúmplice do esquecimento
é combustível... fala e desata nós

Amor Sex, 29 de Fev

minha pele arrepia quando tua voz vem a navegar
não te vejo , tua imagem é sonho
mas vivo e sinto tua respiração

Pólos Sex, 29 de Fev

distância de pólos
paixão
explosão

do outro lado do mundo mora o encaixe
que virá
que será
que terá junção

distância de pólos

mas
sente-se a atração

a distância de nossos pólos
é uma questão de tempo

temos bocas com imãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário