segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Considerações, faxinas, limpezas e tapetes bem batidos no muro

Sábado de novo… Depois de uma gravação e de um chopinho no mercado... Vem a... terrível, a interminável, a sempre esquecida... FAXINA. Passo no mercado, faço o kit “minha casa tem que ficar cheirosa” e vou alegre para o meu programaço de sábado. Começo pelo banheiro... dou uma varrida básica, e dona Q-boa e o Seu Ajax tomam conta do resto. Chego ao quarto, está mais ou menos organizado, varredinha, pano molhado com o seu Ajax de novo, um bom ar para finalizar... Bah... ficou dez... Muito bem, Dike, penso baixinho... Agora a sala e a cozinha que são extensão uma da outra.... Vapt e vupt... Chego na parte sul, onde fica o cantinho da cozinha... Ali a Dona Q-Boa e o Seu Ajax tiveram trabalho... Depois de esvaziar duas ou três vezes o balde, dei a última passada de pano com cheirinho bom... Ficou um brinco e bem cheirosa a casinha... Dentro do que é possível, se é que me entendem... Rsrsrsrrsrsrrsrs..... Preparo o chimarrão, dou uma piscadinha pra vizinha, cumprimento o Chico, da casa da frente e a tarde de sábado se vai, num passe de mágica. Tento organizar uma noite mais prazerosa, mais atraente do que foi a minha tarde, mas isso eu conto em outras considerações... Ah... a moça do balão silencia. Penso: Deixa assim, quem sabe, pois é, volta e meia volta, rsrsrrsrs... Vou ao mercado, estou sem nenhum chileno seco tinto... A vizinha também gosta de chileno seco tinto e gosta de filme... Ah... Comprei nas Americanas hoje: Casablanca e Cinema Paradiso... tá aí o programa.... Casa limpa, chileno seco tinto, um bom filme e uma boa companhia... a vida pode ser simples demais... Sempre quis ver o final de Casablanca sem que Ingrid partisse... quem sabe seja essa noite, rsrsrsrsrrs. Brincadeira, a vizinha é uma grande e fiel amiga que tenho. Floripa está com uma ótima cor, um sol a abraça e uma brisa faz balançar nossos passos e sonhos... lembro-me do teu cabelo a beira-mar... Deixem-me ir... preciso ir ao mercado... Há braços a todos e até segunda ou terça... Como diz alguém: aí, aí,aí,aí... é isso mesmo... Mal me quer, bem me quer...

Voltei...

O andar me faz sentir, querer, entender e principalmente me faz ser coerente, e a coerência, graças a Deus, é irmã da verdade e da transparência e faz o mundo mais claro. Tenho neste exato momento olhos que me sentem do modo como eu sou... Porque querer mundos que não são meu mundo, se posso ser feliz aqui... Escuto agora Tom e Vinicius e tenho um chileno tinto seco e alguém que sabe Florbela “decor”. ... “Falar de amor em Itapoã”... Escuto e me encanto e viajo numa noite de sábado, e tenho certeza que a felicidade é tão perto e eu embarcação chego a ser porto... Porto dos Açores, Porto Seguro... e a lua é alta e me abraça... escuto o mar aqui de casa e vejo as conchas novamente na areia de meu mar. Vejo assim todo o meu amor, ali, escancarado, sem máscara, sem atalhos... ali... nu e cru... com longas asas de querer e te tentar... quem sabe é uma palavra, também, de longas asas. O amor deve fazer a gente feliz. O sorriso faz parte do amor maior. Alegrar-se faz parte do amor. Vê-la e ter certeza que nada mais pode me fazer ficar triste neste momento. A imagem do amor é mar, imensidão, luz, amizade e ... sorrisos... Claro que a tristeza faz parte também... mas quando há sorrisos no amor, tudo fica mais simples... Ou seja, quero sorrir muito, dar gargalhadas, ser embarcação neste mar do amor incondicional ou não... A lua abraça o mar... Ah, pra quem não sabe eu moro pertinho, pertinho da praia... Cinquenta, sessenta metros e vejo a lua fazer reflexo nas ondas... Muito lindo tudo isso... Estrelas saltando aos montes num céu claro e inteiro e disposto a sonhar... A noite é tanta... Medida exata do desejo e da vontade de viver feliz, de abrir um sorriso e estancar toda a dor que um dia fora sentida e também silenciar, até, as dores que virão... Amor é uma janela aberta que recebe o sol... Esqueça as cortinas, meus queridos leitores... O amor sempre permite mais. Onde andará a guria do balão? Sei lá... O amor também é “sei lá”, também é “quem sabe”, também é “tomara”... Não entendo as pessoas que teimam em ter medo de acreditar o que seu coração diz tão abertamente. Medo de ser feliz (parece jingle do Lula, rsrsrrsrs). Porque as pessoas necessitam perder para sentir realmente o que perderam? Não vejo nexo nisso. “O que será que me queima por dentro - o que não tem juízo – o que será, companheiro Chico? Sirvo mais uma taça do chileno tinto seco. Casablanca é lindo demais. A cor, as tomadas, os textos, as músicas... Porque escreves tanto? Por que há muito para se escrever, quero tentar deixar o que penso... Minhas considerações me levam a viajar demais... Ela ri, ela diz “é tudo muito lindo”... e a noite corre, colore, desenha, encanta... O riso malicioso anda distraído, e disfarça tudo àquilo que na noite há.
Há quem interessar possa, estou bem, ando bem, e tentando entender coisas que não sei ou que sei, e outros corações me fizeram esquecer. Fundamental é quer ser feliz e para ser feliz é preciso entender as toadas de todas as tristezas. Saber que elas existem para que possamos celebrar mais todas as felicidades que surgirem. Permita-me dizer, guria do balão, sou teu número, mas isso não me incomoda mais... uma verdade plena no amor depende da conjugação exata de duas verdades... se não “noves fora nada”... e é bem isso... Quirina e Dolores, que há muito não apareciam, estão tão contentes lendo tudo isso, e me abraçam e me felicitam... Que duas, que duas... Nunca estive tão perto de mim... Ingrid toma o avião... As letrinhas correm... e vejo que é hora de terminar minhas considerações...

4 comentários:

  1. Nossa. Uma aula. Teu coração é algo. Podemos nos ver?

    ResponderExcluir
  2. Sou determinada. Não desisto. Acho que tens namorada?

    ResponderExcluir
  3. Tenho não... Sou um "solteirão quarentão"... envolvido com minhas considerações, rabiscos e textos publicitários, srrsrsrrsrsrsrrsrsrrs...
    Há braços...

    ResponderExcluir
  4. Solteirão quarentão? Hum. Delícia.

    ResponderExcluir