terça-feira, 31 de agosto de 2010

Considerações de Dona Teté depois de um café com pão e margarina e um bom papo a perder de vista.

Estou no apartamento novo. Deixa-me contar. Parece uma mistura de sobrado, teto alto, espaço, sacada, muito ar. Para chegar a minha casa eu passo por uma escada, onde já coloquei meus cartazes de filmes, que me acompanham sempre. Tem lugar para tudo. Sabe quando a autoestima floresce e ganha corpo e tudo começa a dar certo e a confiança volta e toma conta de cada passo que dou. Tudo parece um sonho, só que agora eu toco nos meus sonhos. É só um começo, eu sei... São as primeiras conquistas, de muitas que virão. Subindo a escada tem um pequeno corredor, que do lado direito existe o meu quarto, em sua frente o banheiro, o corredor, mesmo que pequeno, corre e desagua na sala. A sala é clara. Misto de sala e copa e cozinha, mas muito harmoniosa. Tem meu jeito, meu estilo, o lap top encontrou o seu cantinho e a poesia verte. A sala é ampla, no que a amplitude me permite. Tudo agora tem seu lugar e nada tem o seu lugar. Minha mãe e meu pai passaram o final de semana comigo, me ajudando na mudança e eu via em seus rostos uma alegria, de ver o filho num lugar que tem o seu jeito. Talvez não seja a mansão nem o apartamento tipo AAA, que habitam tantos sonhos. O meu sonho tem um canto e o canto canta. Ele sugere e busca e conquista a felicidade. Deixa-me contar, no final da sala nasce uma sacada... Uma sacada onde todos os anjos e querubins tomam chimarrão e cerveja e vinho, não necessariamente nesta ordem, nem todas ao mesmo tempo, rsrsrsrrrsrsrs. Estou feliz. Busco a minha felicidade para fazer quem eu quero feliz. Cresci. Sinto que caminhei, finalmente, olhando minha frente com a certeza que o caminho abre-se quando se acredita nele. Deixa-me contar. Rrsrsrrsrsrs. Quando se está feliz parece que os olhos femininos te procuram mais. Rrsrsrsr. Verdade, caro e estimado leitor... Um quarentão, um pouco acima do peso vira, sei lá o que, e recebe várias cantadas. Talvez sejam minhas considerações mexendo no mundo delicioso e muito mais emocionante e sincero da mulher. Sou o mesmo, talvez, numa versão mais light e feliz. Se Dona Teté não tivesse, digamos mais de setenta, eu a pediria em namoro e, claro, se não tivesse seu Nicanor, homem de sorte, que conquistou dona Teté. Rsrsrrsrs. Graciosa, inteligente, perspicaz... Dona de um refinado humor e sabedoria. E ela serve café no comitê político. Eu votaria nela, com toda a certeza e convicção. Contei pra ela sobre Florbela Espanca e Pessoa e Quintana e ela me falou sobre a vida. Com certeza eu ganhei muito mais conteúdo, com todo o respeito que meus escritores merecem. Deixa-me contar. Cada dia que passa fico mais sei lá, convicto, talvez seja uma boa palavra. Queria tanto dizer para uma pessoa que o tempo, muitas vezes, é mais rápido do que se pensa e ela se esvai. E o tempo, quando quer, apaga também sentimentos. Existem muitas pessoas extremamente especiais viajando e voando e querendo cartazes de cinema no corredor de casa... Doideira... Mas é verdade... Meu coração, por esses caprichos do destino, inclinou-se pelo caminho mais demorado... E ao mesmo tempo mais fiel... Se este sentimento sobreviver, é porque, realmente é muito forte. Quase na esquina tem um super, super legal, eu acho. Na rua paralela: Farmácia, restaurante, pastelaria, uma loja que tem tudo, srrsrsrsr... E o melhor, a duas quadras, o mar. Uma caminhadinha de dez minutos... Ou menos. A MKT corre como eu corro quando me encontro com o mar e mergulho. Minha veia de criação está num momento, que meu Deus do Céu... Meu cabelo cresce e eu tento abaixá-lo com gel... Rsrrsrsrrs... Quero deixá-lo grande, mas ele não me ajuda. Estou vendo o CQC... Tiradas inteligentes. Tiradas nada a ver. Assim é o mundo. Coloquei agora um filme no DVD, Amor além da Vida, Robin Williams e Annabella, que não é Florbela, Sciorra e Cuba Gooding Jr... Ganhou o Oscar de efeitos especiais... Mas, além disso, o filme é apaixonante... Assistam... Estou revendo com emoção, de verdade. As mensagens e e-mails que mandei não voltaram, as ondas do mar voltam sempre. Bem capaz, que barbaridade, sigamos, pois... E o silêncio percorre a noite... Fazer o que? Deixemos as melancias se ajeitarem no trajeto da carroça chamada vida... Rrsrsrrsrs... A frase foi braba, mas não por isso mentirosa. A moça do balão adentrou aos céus e não ser a viu mais... A concordância é estranha, mas é correta. Rsrrsrsrrsr..... Ah... Final de semana voltei a catar conchas, sou viciado agora. Rsrrsrs... “Concholico”, ”concholatra” ou apenas um sonhador que acredita em poesia e na linguagem do mar e da lua. Que doideira. Tantas notas... Dó, ré, mi... Mi em sol... Sei lá... Talvez não entenda nada de música... Silêncio poderá ser perda e agora? Deixa a vida me levar, diria o filósofo e mestre Zeca Pagodinho... Para finalizar minhas considerações, cito Espanca, musicada por Raimundo Fagner e que resume minha consideração longa demais.

“Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver
Não és sequer a razão do meu viver
Pois que tu és já toda a minha vida

Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida

“Tudo no mundo é frágil, tudo passa”
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim

E, olhos postos em ti, digo de rastros:
“Ah, podem voar mundos, morrer astros
Que tu és como Deus: Princípio e fim...”

É isso, pacientes e fiéis leitores... E não esqueçam, vote 13... Para que o Brasil continue crescendo, mas, por favor, não espalhem o meu voto... Rsrsrrsrsrrrsrsrs... Corta... Edita... Faz santinho e a vida continua... Amanhã tem mais... Se o Redator lá de cima permitir... Deixa-me contar. Estou muito feliz... “Eles passarão... Eu passarinho”... Quintana é gênio. Fui.

Um comentário: