segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Considerações sobre o esconde-esconde do amor e outras brincadeiras sérias

A campanha política chegou ao fim, ou perto dele, já que o segundo turno aqui em Santa Catarina é quase uma certeza, caso certeza pudesse viajar no quase. Qualquer que seja o resultado meu dia-a-dia deverá ser mais tranquilo, pois a rotina da MKT, embora seja também uma correria, é algo que eu controlo mais, rsrrsrsrsrrs. Ah... as perdas são nossas molas propulsoras para as conquistas... isto é fato... perde-se aqui, sofre-se aqui, mas logo ali na esquina vem um abraço, um beijo, uma vitória... é assim. Sou um sonhador convicto. Sofro por amor e acredito nele piamente. Com a campanha finalizada, volto para organizar meu coração... oh coisa difícil... preciso ajeitar a casa... para isso é preciso limpar a sala, varrer a sacada, ajeitar bem o quarto, se é que me entendem, e arrumar a cozinha... Faxina, limpeza, organização. Sem varrer nada para debaixo do tapete, as cortinas limpas, os vidros transparentes... assim também é o amor. Lembram, meus caros e estimados e fiéis leitores, eu disse em considerações passadas que eu havia decidido a passar o final de ano com um cobertor de orelha, ter um cafuné, um beijo, um passear na praia com alguém que fique bem somente por passear na praia comigo, e que entenda meus rabiscos e que faça amor à tarde vendo a sessão da tarde... rsrrsrsrs... ou seja, que seja feliz sob qualquer tempo e condição... Vou atrás... decidi que vou atrás... claro que eu tenho o sonho por alguém, mas está distante, impossível, essas coisas... tem uma música dos Titãs que diz “eu só quero saber o que pode dar certo, não tenho tempo a perder”. É isso, mas é preciso esquecer um amor e deixá-lo nas boas lembranças da vida... O amor brinca de esconde-esconde, de cabra-cega, de polícia/ladrão... O amor também brinca de “detetive” e de “banco imobiliário” e esses jogos eu não jogo bem, rsrsrrsrrsrsr. Costumo dizer aos meus filhos maiores o seguinte: quando o coração fala deixem o mundo explodir, encarem, vão em frente, amem... e depois de tantas tempestades e perdas, eu não mudo palavra alguma. A vida, meus leitores, é curta demais e a gente acaba perdendo um beijo de esquina por nada e um beijo de esquina não tem preço. Dona Teté ao se despedir, hoje, de mim, pois era o último dia de campanha e mesmo que haja o segundo turno ela não continuará, por problemas familiares, me levou para um canto, meu deu um abraço inesquecível e palavras que jamais esquecerei: “Tu tens luz, tu deixas todo mundo bem, e precisas aproveitar isso e ficares também bem. Ajudas todo mundo, deixa cada cantinho dessa sala alegre... Que bom te conhecer, Dike... Tomara que tu encontres uma mor que te mereça...” Ela é muito linda, 68 anos com corpinho de 65, no máximo, rsrsrrsrs.... “Brigaduuuu” Dona Teté... que prazer tê-la conhecido, que mulher maravilhosa que és... tenha certeza que nos veremos muito e está marcado o chopinho no mercado sexta-feira. Tem preço um ser humano assim... claro que não.... Beijo Dona Teté, que o São Jorge que tanto falas, te proteja sempre e que a vida só te traga alegrias... A vida corre, a gente corre... Acredito em energia. Em todas. Salve São Jorge. Salve Buda. Salve Chico Xavier. E que nosso Deus maior proteja a todos. Tem horas que a gente quer jogar tudo para cima, tens horas que a gente quer reconquistar o ontem, tem horas que a gente quer apostar no futuro... Tem hora para tudo. A escala de música tem tantas notas e a gente quer fazer música com uma nota só. É preciso compreender, a compreensão é precisa.



Voltei... “O que será, que será que vive nas ideias desses amantes, que cantam os poetas mais delirantes, o que não tem decência nem nunca terá, o que não tem censura nem nunca terá, o que não faz sentido (...) O que será, que será, que todos os avisos não vão evitar(...) O que não tem juízo... Viva Chico... Viva Dona Teté... Viva a liberdade de dizer e amar e sofrer e entender que tudo isso é preciso... “Olhos nos olhos quero ver o que você diz”.



Eu não sei te esquecer. Eu não sei te responder. Quem há de saber alguma coisa nessa vida? Quem há de explicar o que seja o amor? E a dor faz parte do que nessa história? Rsrsrsrrs... Viva Noel, Cartola, Lupi, Gonzaguinha e que tantos que tão bem cantaram o amor... Amor é música... e a música pode ser alegre e pode ser triste e pode ser o que se pode entender que seja “acorde”... Pronto. E hora de acordar... Versões de acordes, acordares e tantos ares que nos fazem flutuar... Viva Florbela, Leminski, Pessoa, Drummond e Quintana...



Frases soltas em considerações e rabiscos flutuantes, diferentes hoje, iguais ontem e vice e versa nos espelhos côncavos e convexos, não necessariamente nessa ordem. Seja assim fora de ordem, desordenado é amor. Uma cor que vem e disfarça a vida, feito cameleão... muda assim... muda de repente... muda o olhar e o coração... E como diz Chico: “Sem carinho nem segura esse rojão”.



Revoltei, ou seja, voltei de novo. Rsrrsrsrsrsr... Assassinei assim o bom português... Rsrsrsrrs...



Obrigado Juarez Francis de Andrade pelo email. É assim que eu entendo a poesia. Uma forma de fugir e de se encontrar. Forma de buscar e de calar e de gritar... poesia é tudo... Tudo o que permitimos... Entendo assim a poesia e fico feliz que entendes tudo isso... Ah... Conheço tua cidade... Trabalhei numa empresa de software que tinha negócios em Vitória... Conheci Guarapari e um bar no centro de Vitória que tocava boleros e canções que amo e cheguei a escutar Lupicínio Rodrigues lá. Cidade Linda... Continue a escrever. Tua poesia fere, mexe, bole, encanta. Fico feliz de gostares de minha poesia, mas não esqueça que tua poesia é maravilhosa. Forte e intrigante, na proporção exata dessas palavras... valeu o email...



Minha doce Lúcia de Curitiba... Nunca te vi, mas te gosto muito... teu email me fez rir, amar, flutuar... Continue a escrever assim e quando vieres a Floripa ligue... Vamos tomar um vinho tinto seco chileno aqui no Campeche, és minha convidada... teu email? Sem comentários... É isso...



Cleomar, meu bom anjo de POA, o que dizer? Saudade de ti. Mesmo na distância sabes o que se passa... Amor mexe comigo... Me cutuca... me bole... me instiga... me dilacera... me preenche... me disfarça... Entendes bem isso... meu poeta... Vou a POA em outubro... prepara o “chima” na Redenção... e um boteco na Lima e Silva. Vou te ligar... Cleomar, meus leitores, é um anjo que criou o Clube dos Escritores. Sem palavras.



Segunda chegam minha mãe e minha irmã, duas das mulheres que ama demais... A semana promete... Minhas mulheres e eu... adoro a sensibilidade feminina... Elas são os caminhos que o mundo precisa para ser mais claro e feliz... “Foi bonita a festa Pá... Tanto mar...” e viva Chico, de novo. E CHEIRINHO DE ALECRIM.... Quem sabe, viaja. Sou um Guerreiro Menino. “Um homem também chora... guerreiros são meninos no fundo do peito, precisam de um descanso (...) o sonho é a sua vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário